O dia 12 de Maio foi cheio de emoção em nosso grupo. Foi revelada ao mundo pela colaboração Event Horizon Telescope (EHT) a primeira imagem de Sgr A*, o buraco negro supermassivo que habita o centro da Via Láctea. É a primeira detecção direta do buraco negro da nossa galáxia. Esse resultado em conjunto com a imagem do buraco negro supermassivo M87*, divulgado pela mesma colaboração em 2019, impacta ao confirmar diretamente a existência de buracos negros no centro de galáxias e abre portas para testar a física nesses ambientes extremos.

A primeira imagem da sombra de Sgr A*, o buraco negro supermassivo da Via Láctea. A imagem foi produzida pela colaboração do Event Horizon Telescope (EHT). Crédito: EHT Collaboration.

Para acompanhar o anúncio em tempo real divulgado pela National Science Foundation (NSF) o Black Hole Group organizou um evento no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O evento contou com algumas palavras introdutórias do Prof. Rodrigo Nemmen, seguida por uma apresentação acerca de Sgr A* dada pelo mestrando Lucas Siconato, que estuda com o telescópio espacial Fermi a região de Sgr A*. Em seguida, o Prof. Nemmen deu uma visão geral sobre o Event Horizon Telescope e as expectativas do que seria anunciado.

“Sagitário A* é um buraco negro supermassivo que a gente pode chamar de nosso.”

Lucas Siconato, mestrando do grupo que trabalha com o telescópio espacial Fermi a região de Sgr A* em raios-gama.
Grupo reunido em comemoração a imagem de Sgr A*. Da esquerda para direita: Raniere de Menezes, Ivan Almeida, Pedro Motta, Catarina Aydar, Roberta Duarte, Douglas Carlos, Rodrigo Nemmen, Matheus Branco e Lucas Siconato.

A Repercussão do evento contou com cobertura da mídia nacional. Durante as entrevistas, ficou em destaque a pesquisa da doutoranda Roberta Duarte, cujo trabalho é pioneiro ao aplicar inteligência artificial para simular buracos negros interagindo com a sua vizinhança.

A doutoranda do grupo Roberta Duarte concedendo entrevista ao Jornal Nacional. A sua pesquisa pioneria que alia inteligência artificial a buracos negros ficou em destaque.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s